sexta-feira, 31 de julho de 2015

Preciso de sabedoria para ver além das aparências....




Evangelho: Mateus 13, 54-58



"Não é ele porventura o filho do carpinteiro? Donde lhe vieram todas estas coisas?"


Jesus não foi reconhecido nem identificado entre seus conterrâneos, tal o assombro que causou pela sua sabedoria e seus poderes miraculosos. A familiaridade cotidiana e a proximidade constituem antes um obstáculo à  compreensão daquilo que de extraordinário nele se manifesta, como sinal de que Deus o escolheu para ser Profeta e Messias. A falta de fé fecha o coração para o que é de Deus e impede ver além das aparências. A incredulidade impediu os Nazarenos de acolher no mais profundo do coração a Palavra de Vida.





O Evangelho me ensina que seguir a Cristo é procurar não a glória externa, mas a claridade interior; que Jesus foi rejeitado porque se mostrava "um dentre os outros". Mas é exatamente nestes, que ele passa ao nosso lado e quer ser reconhecido. Assim como outras pessoas, eu também não percebo o que há de extraordinário, numa vida sem nada de extraordinário, mas heroicamente vivida no testemunho da fidelidade e dedicação tanto mais real quanto menos evidente.

Sou superficial e metida a conhecedora dos outros e não aceito um "profeta", se não tem algo espetacular, algo fora do comum; não reparo em sua coerência de vida, em sua retidão de espírito, nas obras de justiça e santidade que pratica e ensina.
Sou, muitas vezes, influenciada por considerações humanas. Presto atenção nas limitações de quem me fala ou me aconselha e assim deixo passar a mensagem que o Senhor me envia. Preciso então de Sabedoria para ir além das aparências e ver a Graça Divina se manifestando entre meus irmãos e nos que me rodeiam dentro de casa. 

Senhor, não permitas que a rotina, a convivência, o dia a dia me faça insensível as graças que me envias através das palavras e atos de meus irmãos. Ainda que eles sejam imperfeitos como eu e nem sempre façam o que me ensinam. Amém.

*

Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor. Sl 69 (68)



http://meuoratorio.blogspot.com.br/