sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Quem é Jesus? Aquele que ora?


Evangelho: Lucas 9, 18-22



"Jesus estava orando, a sós e os discípulos estavam com ele."


Jesus retirava-se para orar e quando não estava só, permanecia com os discípulos ensinando-os a orar. Fazia isto em várias ocasiões, principalmente nos momentos decisivos de sua vida. Para Jesus, a oração era estar com o Pai, ama-Lo, ouvi-Lo, alegrar-se com Ele, louva-Lo e pedir-Lhe quando necessitava.
O que devo é começar a imitá-lo, a dar importância a oração, encontrar tempo para perder, conversando com Jesus e com o Pai. Não me deixar sufocar pela correria do dia a dia, e por algum pretexto, para evitar a oração.
Não devo ficar só nas palavras, mas abrir meu coração para que Jesus se revele a mim, através da Leitura Orante do Evangelho. Preciso encontrar tempo para ficar dialogando com Jesus na oração. Quero conhece-lo para viver cada vez mais como ele viveu, obedecendo ao Pai e servindo aos irmãos.

*





"E vós, quem dizeis que eu sou?"


Um Profeta, o precursor João Batista ou o Messias? Diversas respostas para uma só pergunta que demostram a dificuldade dos discípulos em compreender a vida e a missão de Jesus.

A pergunta que Jesus fez aos discípulos se dirige,atualmente a nós todos,"E vós, quem dizeis que eu sou?" Ele, também, me faz esta pergunta: Para você, Zui, quem sou eu?
Ele não me pergunta por minhas ideias sobre
 ele. Quer saber o que de fato ele representa em minha vida, em meus compromissos e preferências. Minha resposta não será por palavras, mas por minha vida.
Reconheço que não tenho sido, sempre, coerente com minha fé, nem Jesus foi para mim a única preferência, em diversos momentos, em que escolhia o pecado ao invés de permanecer com ele. Preciso e quero mudar meu jeito de ser e de viver. Quero colocar meu Deus em Primeiro Lugar em minha vida, antes de tudo e de todos.

*
Bendito seja o Senhor, meu rochedo.

Salmo 144 (143)