sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Lei de Deus é o Amor!




Evangelho: Lucas 14, 1-6

"Tomando a palavra Jesus disse aos doutores da lei e aos fariseus: "Em dia de sábado, é permitido curar ou não?" Eles ficaram em silêncio."


Jesus deixa os fariseus sem resposta ao fazer a pergunta sobre a Lei Judaica referente ao descanso sabático. "Quem cala consente", assim, Jesus aproveita este silêncio momentâneo para a interpretação da Lei proposta por ele, que é a mesma Lei de Deus, mas sem ser rígida e inflexível em sua prática, visto que os fariseus eram prisioneiros das letras do texto.
Jesus não teme "agitar as águas aparentemente tranquilas" e provocar um silêncio embaraçoso, mesmo sabendo ser aquele um convite à um banquete-cilada. Mais uma vez Jesus afirma ser o amor a Deus sobre tudo o mais importante, e amar ao próximo como a nós mesmos. Por isso, ele pergunta se essa lei e outras estão acima da lei do amor que me leva a prática do bem ao meu próximo. As leis, as normas servem de orientação no caminho para a salvação do cristão, que é o mesmo, mas devem ser adaptadas as necessidades e meios atuais. Assim, não devo me apegar a concepções do passado. É a fé que vai me conduzir à dinâmica de Deus, que é sempre nova.
Como cristã não devo transformar-me em Juiz de meu irmão, mas ajudá-lo humildemente para que tome consciência de sua condição. Isto exige amor, tato e sinceridade.
É importante por o Senhor no centro de minha vida para que a sua presença constante me faça mais unida e mais forte para cumprir a sua vontade obedecendo a Lei de Deus.
 Preciso de lucidez para avaliar os critérios que me farão cumprir as leis Divinas. É praticando o bem a meu próximo que também estou obedecendo a lei e me assemelhando cada vez mais a Jesus.


Amém.


*




Quando o Próximo

para nós
realmente
se torna próximo
e nós o vemos,
e ouvimos
fazendo nossos
os sofrimentos dele
e alegrando-nos, de verdade,
com suas alegrias;
quando vizinho
não é palavra vazia,
quando vizinho
tem nome,
tem feições,
tem história;
quando toda e qualquer pessoa
é Alguém para nós,
nossa Religião
está saindo das nuvens: está se encarnando...

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Me Chamaste Senhor...Estou Aqui!

Evangelho de Lucas 6, 12-19
Reflexão Pessoal


                                                               Google imagem

                                             Jesus nos chama a todos...  indistintamente.Jesus me chamou, quantas vezes e nem sempre atendi a este chamado insistente... Por não perceber, por não compreender  ou mesmo porque a insensatez da arrogância própria dos que se acham auto-suficientes tenham me impedido de fazer a leitura dos sinais.
                                             Eram tempos da juventude universitária , da busca de valores imediatos e concretos, época em que era "bonito" contestar para seguir  e endeusar quem não era Deus... Felizmente esses momentos foram meros instantes que  não causaram estragos na minha formação cristã. Os tropeços da caminhada   foram "topadas" que não me paralisaram , mas me impulsionaram na busca da verdadeira essência espiritual.
                                            Hoje  na leitura do Evangelho de Lucas  minha atenção foca o chamamento e a escolha dos doze apóstolos, JESUS sobe ao monte para encontrar-se com Deus e desce à planície para entregar a Lei ao povo, A missão vem do alto, o chamamento ao apostolado , mas o desenrolar do atendimento na geração de multiplicar os ensinamentos da lei dá-se aqui em baixo, na planície... E são tão poucos...
                                            Se cheguei em algum momento  a contestar por que me chamaste SENHOR? São tantos melhores e mais capazes no teu rebanho para desempenhar determinadas funções... Por que eu?
                                             Agora compreendi ... Tu capacitas a quem escolhes, se me chamas é porque me identificaste com  aqueles que precisam ser restaurados , renovados, como fazes em mim uma obra nova,
                                             Quem melhor para compreender , acolher  senão aquele que já passou por tantas encruzilhadas  e ciladas da vida...
                                             Quem senão aquele que se apóia no outro onde se reflete o seu passado e a sua disposição de revelar o quanto Jesus é bom e misericordioso?
                                             Quem senão todo aquele que procura  exibir  a grandeza do Senhor, que
não  hesita em mostrar que a cura só é completa se é física e espiritual?
                                              Quem senão aquele que  tem consciência de que é apenas um intercessor , ´pois a obra e a graça é somente tua Senhor?
                                             
                                               Se sou chamada para cumprir tua missão... Ajuda-me a entender o que estou fazendo com ela e por ela,
                                               Que eu procure sempre caminhar na planície e nunca me deixe mergulhar nos delírios de onipotência , tão  nocivos ao cumprimento do que nos confias.
                                               
                                               Que eu procure ser obediente  e caminhe sempre em comunhão contigo.

                                               Que nos momentos de vacilação eu possa me reerguer e seguir em frente não dando importância ao grupo pequeno a que pertença , porque  escolheste apenas doze (12)..."Eram poucos ,mas o começo de muitos" ( O Pão Nosso de Cada Dia).

                                                Me Chamaste Senhor... Estou Aqui!



           
             www.claudete-viaspercorridas.blogspot.com.br                                



quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ele não tardará!




"Vós também ficai preparados!
      Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos esperardes."
                                                         Lc 12,39-48


E me pego pensando em quantos de nós estará realmente preparado para a volta do Senhor...
Quantas vezes vivo esta vida como se o que há aqui na Terra não fosse passar, e me preocupo demasiadamente com os bens materiais, faço questão por coisas tão pequenas, perco tempo com melindres do dia a dia.
No mundo atual, a busca desenfreada por poder, por dinheiro, por prazeres, como se tudo fosse aqui, apenas.
E de repente, tudo passa.
As doenças me assola. Perco entes queridos. Vejo diante de si a própria fraqueza do ser e do poder. E vejo, talvez bem tarde, que nada sou e que nada tenho.
E então, no Evangelho, o Senhor vem nos falar da fidelidade. Do cuidado para com os bens que Ele me confiou. E me pergunto: O que tenho feito de tudo que Ele me confiou? Como tenho cuidado de mim, primeiramente? Do meu corpo, da minha saúde, f´sica e espiritual? O que tenho feito dos que Ele colocou aos meus cuidados? Meus pais, meus irmãos, meu filho? Como tenho cuidado do meu emprego? Do meu saber? Do meu viver?
Será que tenho sido atenta e vigilante no que o meu Senhor quer que eu seja?
       
                   "Dai-me Senhor, a graça da fidelidade.
                         A sabedoria de entender o Teu querer em minha vida. O discernimento necessário para levar aos que me cercam os Teus ensinamentos. De bem utilizar os dons que colocas a meu dispor.
                    Não permita Senhor, assemelhar-me ao empregado descuidado e acomodado, que se aproveita da ausência do patrão para maltratar seus servos, a usar de maneira desordenada o poder, a de maneira corrupta, utilizar o que não lhe pertence. A beber, comer e embriagar-se nas riquezas e prazeres que um dia passarão.
                    Dai-me Senhor, a graça de ser vigilante! Uma serva fiel no pouco e no muito. Na presença e na ausência. Na serva que deseja agradar seu Senhor e é cuidadosa com seus bens.
                    Dai-me, Ó Pai, a graça de cuidar de todos a minha volta e estender a estes o amor que Me dedicas. Leva-me à Santidade! Faz-me a cada dia ser menos de mim, para ser mais de Ti.
                    Amém!"


"...Mas o Senhor virá
ele não tardará
que eu seja santo, santo, santo
pois Deus é santo, santo, santo
que a santidade da minha vida
apresse o senhor
e ele logo virá..."  Monsenhor Jonas


domingo, 18 de outubro de 2015

Servir, eis minha missão!



O meu tempo não é o tempo de Deus, o meu desejo, não é o desejo de Deus! Ele sabe tudo da minha vida, conhece o caminho que devo trilhar para alcançar a salvação. Mas como me comporto diante dessa verdade? Tenho consciência dos pedidos que faço a Deus no meu dia a dia? Tenho consciência que ter caridade, ser solidária, ou ainda, que o meu serviço a Deus e à igreja não é uma barganha para poder ocupar um lugar ao lado de Jesus no céu? Somente Deus julgará os meus atos, somente Ele sabe se sou merecedora de tal graça! A mim, cabe servir, fazer o bem, sem visar o benefício próprio. Cuidarei do meu irmão, do meu próximo e Deus cuidará de mim! É a promessa que Ele me faz a cada dia: não tenhais medo! Vem, segue-me e eu estarei contigo em todo o tempo!

A atitude do discípulo missionário é servir! Jesus me ensina com o seu exemplo! Senhor, que eu seja instrumento do Espírito Santo para que, tudo que eu faça, seja para a honra e glória de Deus! Amém!

Meditação do Evangelho de Marcos 10, 35-45


Dia Mundial das Missões
Dia da Infância Missionária

"A missão é uma paixão por Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, uma paixão pelas pessoas. Quando nos detemos em oração diante de Jesus crucificado, reconhecemos a grandeza do seu amor que nos dignifica e sustenta e, simultaneamente, apercebemos-nos de que aquele amor, saído do seu coração trespassado, estende-se a todo o povo de Deus e à humanidade inteira."
(Papa Francisco)


Abraços fraternos,

Sileni Machado



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Senhor não leveis em Conta Minhas faltas!

Reflexão Pessoal
Evangelho de Lucas 11,42-46

                                    "Ai de vós , fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso,sem deixar de lado aquilo".(v.42).
                                                                             

Hoje , agora no final do dia,  uma  sequência de fotos de amontoados de ossos humanos , provavelmente de pessoas extremamente pobres , foram  jogados de um carro caçamba de um cemitério para outro ao relento, essa situação chocou-me ...Se não bastasse o descaso em que somos submetidos enquanto Nação  temos que assistir passivos a essa atrocidade que fere os limites da caridade cristã.
Se não fosse por essa razão onde ficam os compromissos das autoridades eleitas para disciplinar, ordenar e corrigir tais abusos?
Bem dentro do evangelho de hoje , mais atual que nunca, exemplifica-se para mim esse farisaismo deletério e hipócrita... não adianta nada seguir os trâmites da Lei se o mínimo de justiça para com os menos favorecidos não  é posta em prática. Olho para mim como cidadã e como cristã , não posso dissociar  uma pessoa da outra, aliás não devo, e, nesse contexto cobro de mim atitudes que me permitam através da palavra de Deus entender o verdadeiro socialismo nas falas de Jesus .
De repente me dou conta de que se são tão variadas as situações que tenho de enfrentar no dia-a-dia , tenho que me abastecer pela oração pessoal , assim que amanhece, para que o "fariseu" que mora em mim não "acorde" fazendo barulho incoerente com o que é justo , pecando pela omissão.
Sim, mora em cada um de nós um fariseu! Para enfrentá-lo e combatê-lo temos que ser humilde a admitir que somos seres em busca de perfeição.
Sim Senhor , eu sou tua filha!
Sim, Senhor , eu confio na tua misericórdia!
Sim ,Senhor, eu quero te seguir!
Sim, Senhor, eu sou pecadora!
Sim , Senhor, eu preciso encontrar em vós o que me falta!
Sim, Senhor, eu quero suportar com mansidão o fardo que carrego.

Não leveis em conta minhas faltas , mas minha vontade ardente de sempre que cair possa tua mão me levantar e  fazer-me seguir  adiante.

www.claudete-viaspercorridas.blogspot.com.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Jesus é o novo Moisés.



Evangelho de São Lucas, 11,15-26

  Jesus é o novo Moisés que combate o mal e liberta cada um de nós.
  Não posso permitir que o demônio se faça morada em mim e para que isso não aconteça devo amar como Jesus amou e executar suas obras como Ele ensinou, pegar minha cruz e segui-lo.
  Tenho que me unir ao meu irmão, por que a divisão atrai o mal, está escrito: “todo reino dividido contra si mesmo será destruído”.
  Se uma Pastoral propõe fazer uma obra e alguns discordam de como fazê-la, ela irá ruir, desmoronar e isso vale para todos os setores da vida, familiar, social, político, espiritual.
  Se estiver em paz comigo, com Deus, estarei em paz na comunidade em que participo.
  Preciso estar bem atenta as minhas ações para ver de fato a quem estou servindo, as vezes posso pensar que estou não caminho certo e na verdade estou indo ladeira abaixo.
  Procuro sempre fazer o bem ao próximo, para ser digna do amor de Deus.
  Deixo aqui uma pergunta que sempre faço a mim mesma.
    Em nome de quem (eu), você tentamos fazer as coisas?

              Um abraço fraterno, Maria Teresa

"Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir a vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contém; sois o Deus do universo". (Est 1,9.10.11)

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como Maria ...Preciso dizer Sim.

Reflexão Pessoal
Evangelho de Lucas 1,26-38

                                 

                                                                     
                                                                           Por que tão fácil para Maria dizer "Sim" , por que tão dificil para mim? O evangelho de hoje me faz esta indagação.
                                                                           Maria foi a escolhida por Deus para por em prática o seu Projeto de Salvação da Humanidade, para ser a mãe do seu Filho Jesus, este com a missão redentora , aquele profeticamente anunciado e ansiosamente esperado pelos descendentes do pecado dos primeiros pais... E Maria poderia ter se negado,  mas ela era uma jovem de oração , esta é a razão mais forte do seu sim contundente, sem hesitações, sem perguntas, apenas se disponibilizou a fazer a vontade do Pai!

                            " Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra"
                                                                          Foi com essa resposta ao Anjo Gabriel que Maria sacramentou o destino da Humanidade que seria redimida com o sacrifício na cruz do seu filho Jesus.
                                                                          Maria orava na sua casa...É na minha casa Senhor que tenho de me  colocar  diante de ti e dizer "sim", como Maria , através da oração , pois é nesse colóquio interior que tu me falas, que eu te escuto e posso te seguir...
                                                                          É nesse reduto simplório que posso cumprir o projeto de vida que me destinas...como posso servir aos de fora se relego os mais próximos de mim?
                                                                          Minha casa, minha familia, percebo  agora nessa leitura, é a "incubadora" do que deve ultrapassar seus muros e ganhar o mundo ao meu redor, nela a experiência vivificada me move...E como tenho me esforçado Senhor...O tempo se esvai diante de mim e ante  meus olhos e  meu coração sei que fiz acontecer coisas boas, mas ainda há muito para fazer...
                                                                         Na medida em que o meu "sim" vai se revelando na minha vida sinto-me um pouco como Maria , cheia de Fé , repleta de Esperança , centralizadora no sentido de inspirar amor , zelo pela grandeza do Pai.
                                                                         Diante dessa premissa  quero, Pai , penetrar pela oração na tua intimidade ... Tu me conheces , mas eu necessito te conhecer cada vez mais  e como Maria sempre dizer                                                                            "sim"!

                                                       " Silenciar como Maria"
                                                       " Amar como Maria"
                                                       " Ser Humilde como Maria"
                                                       " Sofrer como Maria"
                                                       " Alegrar-me como Maria"
                                                       " Esperar como Maria"

                                                                          Eis -me  aqui Senhor!


www.claudete-viaspercorridas.blogspot.com.br
                                                                   










domingo, 4 de outubro de 2015

O projecto ideal de Deus

Reflexão à Luz do Evangelho de São Marcos 10,2-16



Deus ofereceu-me um projecto ideal e indissolúvel  na vivência do matrimónio em comunhão total com meu esposo, na fidelidade, partilha, respeito mútuo e amor sincero.
O casamento não é um sacramento de caminho fácil. É como um serviço de entrega a Deus com o qual me comprometi  e que vou tentando construir no dia a dia "na alegria,  na tristeza, na dor,  por todos os dias da minha vida"! 
No entanto, por vezes, este trajecto tem muitas falhas, fracassos e até desilusões. Porquê negar?
Aqui está o grande desafio no compromisso e obediência a Deus. Não desistir de corresponder ao  amor que Ele me confiou, de me reconciliar a cada instante com Ele dando testemunho desse amor eterno.

 Para continuar a dar o meu  humilde contributo para a construção do Reino,  Jesus propõe-me outro desafio não menos exigente: a não exclusão dos irmãos e irmãs que por alguma dificuldade  romperam o seu compromisso de matrimónio,  acolhendo-os, compreendendo-os e auxiliando-os na integração na comunidade cristã.



João, 4, 12
«Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós
e o seu amor em nós é perfeito».

Um bom domingo,
Abraço em Cristo.

http://rotasdiferentes.blogspot.com.br/

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Eu quero ser a pequena criança de Jesus.


Evangelho - Mt 18, 1-5.10



                   Essa passagem  revela-me o quanto Deus  ama os seus filhos, especialmente as crianças. Ele me fala que devo ter atitudes cristãs e buscar a pureza do coração das crianças, afinal eles são os anjos que me guardam e que revelam a face do Senhor constantemente. Sei que, na vontade do Pai, não posso desprezar meus irmãos  em Cristo, senão... não terei lugar no Reino de Deus e também não verei a face de Deus. Que a cada dia, eu possa  tornar-me a criança que o meu Pai solicita de mim. Amém!

http://profetizandotudoposso.blogspot.com.br/

Jesus, a Palavra de Deus para mim!




Com a chegada da Primavera, o Céu está florido...
De lá, vem flores lindas para todos nós...


Primazia da Palavra de Deus...

Oração do dia

Ó Deus, que destes ao presbítero são Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Lc 9, 57-62


Quantas respostas mentirosas lhe dou, Senhor!


— Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o Senhor for.
— Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
— Eu seguirei o Senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.


Olho ainda muito para trás...
Sou mentirosa no teu seguimento...
Se alguém agisse comigo na vida cotidiana assim, eu não iria gostar nada disso...
Como devo lhe desagradar, Senhor!
Perdoa-me!Faz-me firme, Senhor! Sem delongas... sem desculpas esfarrapadas...
Dou mil desculpas para adiar minha entrega total...
Dê-me justa medida para pesar valores... ver reais necessidades...
Pesos e valores, concedei-me nesta fase atual da minha vida, meu Mestre!
A exemplo de S. Jerônimo, seja eu firme e decidida! 
Que a Palavra tenha primazia em mim e a aplique devidamente lida e saboreada... sábia e verdadeiramente! 
Que a Primavera renova-me, Senhor!  

http://www.idade-espiritual.com.br/