quarta-feira, 25 de maio de 2016

"Entre vós não deve ser assim..."


Evangelho: Marcos 10, 32-45



"Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos".


Jesus caminha com decisão e coragem para Jerusalém; antes disso, pela terceira vez anuncia aos discípulos os sacrifícios, sofrimentos, serviços, milagres, enfim, toda a missão que percorreria com eles para cumprir o plano salvífico do Pai. No entanto, os doze discípulos discutem entre si, os lugares de honra que poderão obter quando jesus, enfim, alcançar o Reino de Glória. Aí vemos que, mesmo os mais próximos à Jesus ainda não compreendem a missão dele, a finalidade de seu envio, a novidade do Reino de Deus. Pensam na formação do Reino, que Jesus fala, como tomada do poder em Jerusalém. Pacientemente, o Mestre reafirma aos seus discípulos que é no serviço e no dom da vida, no amor, que se constitui o Reino dos Céus. E ainda, entre os cristãos os chefes devem ser servos de todos, a exemplo dele mesmo.



Senhor, me ensina, por teu modo de ver, que o que conta não é aquilo que triunfa diante das pessoas, mas aquilo que é reto sob o olhar de Deus. Ensina-me que é no serviço gratuito que está a eficácia e a verdadeira honra. Perdoa-me Senhor, se minha preocupação não tem sido colocar-me à disposição de meus irmãos. Perdoa minhas vaidades, meus tolos orgulhos. Muda meu coração e ensina-me a amar e servir a todos.
Amém.


"Jesus, tomai o que me sobra e dai-me o que me falta!"


*