domingo, 4 de dezembro de 2016

«Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo».

Evangelho de Mateus 3, 1-12
Reflexão

O Evangelho de hoje convida-me à conversão. Para que tal aconteça verdadeiramente tenho que esvaziar o meu coração de orgulhos,  vaidades, preconceitos e de todas as preocupações relacionadas com bens materiais.



E que melhor exemplo a humildade de João Baptista que vivia de forma modesta no deserto cobrindo-se com vestes  tecidas de pelos de camelo e alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre, pregando e baptizando no Rio Jordão todos os que dele se aproximavam? Que vida mais despojada a de João Baptista. Ele não procurava honrarias nem o poder, mas simplesmente anunciava o Reino de Deus. 

«Eu baptizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento.
Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo».

Quais são as minhas prioridades para seguir o exemplo de João Baptista?  O que devo modificar em mim para que não me deixe seduzir pelos valores efémeros deste mundo, cada vez mais atribulado, mas antes me  instigue a apaixonar-me radicalmente pelos valores do Reino?


Peço ao Senhor que transforme o meu coração e o meu espírito para que possa viver com verdade o Seu Evangelho, num despojamento tal que a minha vida seja pautada pelo arrependimento das minhas faltas, no amor ao próximo, na partilha, no perdão, solidariedade e respeito por todos os irmãos.

http://rotasdiferentes.blogspot.com.br/