sexta-feira, 24 de março de 2017

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” - O maior dos mandamentos

Imagem da Web
Marcos 12,28b-34


Naquele tempo, um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele.Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.
O maior dos mandamentos

“Senhor, não há entre os deuses nenhum que se vos compare, por que sois grande e fazeis maravilhas:só Vós, Senhor, sois Deus”.
(Sl 85,8-10).

Se eu seguir os ensinamentos de Jesus, vou viver bem com Deus e com meu próximo e consequentemente ser muito mais feliz.
Se eu acolho Jesus em meu coração, estarei acolhendo meus irmãos.
O Amor é o maior dos mandamentos, sem amor não se vive.
Aprendi desde muito pequena, com meus pais, que em primeiro lugar, tenho que amar a Deus, depois a mim mesma e assim serei capaz de amar o meu irmão.
Jesus deixa bem claro aqui em suas palavras que não basta apenas  seguir a lei escrita e cumprir seus deveres religiosos e não seguir os ensinamentos de Jesus, que nos ensina que devemos Amar, simplesmente amar.
O que realmente dá sentido a minha vida é amar, se não amar a Deus e ao próximo como a mim mesma, nada terá sentido, minha vida será vazia, sem valor.
Se não me colocar no lugar do outro, por certo não estarei amando como Jesus me ensina.
É através do amor que acontece a conversão verdadeira em meu coração.
É época de conversão, de arrependimento e vou procurar através do deserto interior me aproximar mais ainda de Deus e do meu próximo.
Quero amar como Jesus me ama.
                Um abraço, Maria Teresa

                                Imagem da Web

Oração 
“Espírito de equilíbrio, que eu encontre, no amor a Deus e ao próximo, o eixo de minha prática religiosa, sem desviar-me para o exagero nem para a lassidão.

Conduze-me sempre pelo caminho do amor, o único que pode me levar até o Pai”.   (Web).


Eu te amo Senhor meu Deus, sobre todas as coisas e procuro infinitamente amar o meu próximo como a mim mesma, mas muitas vezes querido Pai, não é fácil amar aquela pessoa, mas por Ti me entrego ao amor.
Fazei de mim Senhor instrumento do vosso amor e me faça cada vez mais amorosa com meu irmão.(Maria Teresa)